sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O PROFESSOR PRESIDENTE



O PROFESSOR PRESIDENTE

Foto do facebook.com/pages/Manuel-Pinto-Ferreira-de-Sousa

No dia 7 de Agosto de 1963, ou seja fez este ano cinquenta anos, que o nosso amigo e professor Dr. Ferreira de Sousa, tomava posse como Presidente da Câmara Municipal de Constância, na presença do Sr. Governador Civil de Santarém.

Vila de Constância

O Dr. Manuel Pinto Ferreira de Sousa, já exercia à data os cargos de Notário e Conservador do Registo Civil, naquela vila situada na confluência do rio Tejo e do Zêzere. 

Era licenciado em Filosofia e também em Direito, pela Universidade de Coimbra.

Já anteriormente tinha exercido a actividade de Professor no Ensino Liceal particular em Lisboa, Porto e Coimbra e a de Professor do Ensino Técnico oficial no Porto e Gondomar.

Como homem ligado à escrita, colaborava na Revista Portuguesa de Filosofia, de Braga, onde publicou em separata um achado histórico alusivo a S. Martinho de Dume Antologista de Séneca, por ocasião do Congresso referente àquele. Nesta altura já publicava artigos vários em diversos jornais.

Sendo natural da freguesia de Guilhufe, concelho de Penafiel, pena foi que nunca tenha tido um cargo desta envergadura na sua terra, mas como diz o ditado popular, “Santos da casa, não fazem milagres”.

Saído de Presidente da Câmara de Constância, regressou novamente ao ensino, agora na Escola Industrial de Penafiel, onde para além de nos transmitir ensinamentos, criou uma relação de amizade com os alunos devido ao seu modo de ser.

Continuou a publicar artigos sobre diversos temas nos jornais locais, e a dar à estampa vários livros em prosa e poesia.

E pronto, ficamos a saber mais um pouco da vida deste Homem, que nos obrigava no início das aulas de francês a cantarmos A Marselhesa, e nos tratava por cavalheiros.