segunda-feira, 11 de julho de 2011

SEMANA DO ULTRAMAR 1965

SEMANA DO ULTRAMAR 1965
A Sociedade de Geografia, a exemplo dos anos anteriores, leva a efeito de 3 a 10 de Maio próximo, a Semana do Ultramar subordinada ao tema “Migrações e Povoamento”.
Sua Excelência o Chefe de Estado digna-se presidir na Sociedade de Geografia à sessão de abertura. A sessão de encerramento efectua-se na Universidade de Coimbra sob a presidência de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar.
Espera-se que colaborem neste patriótico movimento, que tem por objectivo contribuir para o robustecimento da consciência pública por um melhor conhecimento dos problemas ultramarinos e dos nossos deveres e direitos de soberania nas províncias portuguesas de além-oceano, as Câmaras Municipais, as unidades militares, os estabelecimentos de todos os graus do ensino, tanto oficiais como particulares, a Legião e a Mocidade Portuguesas, os Organismos Corporativos – grémios, sindicatos e casas do povo, colectividades de cultura e recreio, etc., promovendo sessões de propaganda.
Para facilitar a tarefa aos oradores que desejam versar o tema escolhido, foi editada uma brochura que a Sociedade lhes oferecerá, trabalho que é autor o sr. Doutor Oscar Barata,
1º assistente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politica Ultramarina, e que contém os seguintes capítulos:

1 – A constância das migrações europeias;
2 - A descoberta e o povoamento de novas terras;
3 – A grande migração transoceânica;
4 – O movimento dos refugiados e transferidos;
5 – A imigração para as cidades;
6 – As migrações profissionais;
7 – As migrações europeias depois da segunda guerra mundial;
8 – A imigração portuguesa;
9 – O movimento entre a Metrópole e o Ultramar.

In “Notícias de Penafiel” de 30 de Abril de 1965

SEMANA DO ULTRAMAR
NA ESCOLA INDUSTRIAL DE PENAFIEL
Quinta-feira 6 de Maio de 1965

Integrado nesta meritória iniciativa da Sociedade de Geografia de Lisboa, realizou-se no passado dia 6, pelas 14 horas, uma conferência num dos recreios da nossa Escola Industrial. Aberta a sessão pelo Ex.mo Director da Escola, Dr. Aurélio Tavares, dissertou brilhantemente sobre “O Ultramar na Unidade Nacional e a politica de povoamento” o senhor professor Dr. Ferreira de Sousa que, depois de se referir à Sociedade de Geografia de Lisboa que promove a Semana do Ultramar, começou por realçar a Unidade política da Nação, na qual se encontram plenamente integradas as Províncias Ultramarinas e a Metrópole.
Mencionou diversos Movimentos Nacionais que se têm activado no sentido de fomentar o portuguesismo de Aquém e de Além Mar.
Depois de expor o princípio constitucional da integridade territorial da Nação mostrou que Portugal ultimamente tem sido perturbado nos seus direitos de soberania, que por forças internas quer sobretudo por forças externas. Exemplificou com o trágico caso da ocupação de Goa pela União Indiana, com o terrorismo que perturba principalmente Angola e Guiné.
Em seguida referiu-se à política de povoamento das Províncias Ultramarinas apresentando as cifras de aumento de população branca, o número de emigrantes para o Ultramar e para territórios estrangeiros, as condições de nível cultural dos emigrantes, seu estado civil, sexo, idade, habilitações profissionais, distritos metropolitanos fornecedores de maiores contingentes migratórios, produzindo em cada caso considerações quanto ao seu significado e projecção…
Terminou exortando ao patriotismo e união de todos os Portugueses.
O orador foi largamente aplaudido pelo seu esplêndido trabalho. Por fim o Director da Escola referiu-se ao brilho com que decorrera esta autêntica lição, felicitando o conferente, Professor e Advogado de reconhecidos méritos, chamando a atenção para o facto de ele ter deixado voluntariamente a presidência de uma Câmara Municipal para vir desempenhar funções docentes nesta Escola. Em conclusão mostrou a necessidade de os alunos, homens de amanhã, tomarem consciência dos problemas do nosso Ultramar e de o incluírem nos seus planos de vida, na certeza de que lá também é Portugal.
Antes de se retirar toda a assistência cantou o Hino da Mocidade Portuguesa e o Hino Nacional.
In “Notícias de Penafiel” de 14 de Maio de 1965

Sem comentários:

Enviar um comentário