José Luís com a sua filha Maria Fabiola ao colo. |
José Luís da Costa Rodrigues de Oliveira, natural de Viana do Castelo, fez parte do 1.º Corpo Docente da Escola Industrial de Penafiel.
Nomeação do Mestre José Luís como professor de Trabalhos Manuais na Escola Industrial de Penafiel extraída do Diário do Governo, II Série, N.º 245 de 18 de Outubro de 1962,pág. 7902 |
Graças ao Mestre José Luís, era possível realizarmos os Saraus de Finalistas, já que ele não só organizava o espectáculo, como tirava horas ao seu descanso para nos ensaiar, e tinha uma paciência imensa para nos aturar.
- O emblema da nossa Escola é da sua autoria.
- Deixou um espólio poético nas páginas do Notícias de Penafiel.
- Declamou poesia no Sarau da Juventude realizado em 1970, no ano em que a cidade de Penafiel comemorou o seu bicentenário.
- Deu o seu contributo para que a 1.ª Exposição de Artesanato do Concelho de Penafiel, realizada na Assembleia Penafidelense no ano de 1967, fosse um êxito.
Colaborou com a sociedade penafidelense, ao desenhar vários cartazes como por exemplo:
- À Feira de S. Martinho. Este desenho também veio a ilustrar a capa de uma colectânea de quadras premiadas no Concurso de Quadras Populares, alusivas às Feiras de S. Martinho.
- Baile de Fim de Ano no Grande Hotel das Termas de S. Vicente
- Ao grande acontecimento do 1.º sábado do mês de Setembro, que era o baile da Festa do Lago.
Creio que não estou a exagerar, se disser que o Mestre José Luís, foi um Homem que deixou a sua marca na cidade de Penafiel, sendo a maior de todas, a da AMIZADE.
Fernando José de Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário