segunda-feira, 30 de maio de 2011

PENAFIEL VAI TER UMA ESCOLA TÉCNICA

8 DE OUTUBRO DE 1960
CHEGOU A NOTÍCIA – PENAFIEL VAI TER UMA ESCOLA TÉCNICA

Na década de 50 do século XX, Portugal registava um forte crescimento económico, com a indústria e o ensino técnico a espalharem-se por todo o país. Desde 1956 que se encontra nos jornais “O Tempo” e no ”Penafidelense”, artigos de opinião sobre uma hipotética vinda da Escola Técnica para Penafiel.
Dr. Francisco da Silva Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

O Dr. Francisco da Silva Mendes Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, tomou esta aspiração dos penafidelenses a peito, e mexeu os pauzinhos na capital, para que tal escola técnica fosse uma realidade. No dia 8 de Outubro de 1960, espalha-se a notícia que Penafiel ia ter no próximo ano a escola que tanto esperava a funcionar.

Prof. Albano Morais
As forças vivas da cidade de Penafiel, no dia 10 de Outubro organizaram uma manifestação de agradecimento e apoio ao Governo da Nação e ao Presidente da Câmara de Penafiel. Em nome do povo tomou a palavra o professor Albano Morais, que sugeriu a ida a Lisboa de uma comissão de penafidelenses para testemunhar o apreço do concelho a Sua Excelência o Ministro da Educação Nacional. A comissão foi composta com representantes da Câmara Municipal de Penafiel, e dos organismos locais, que se fizeram acompanhar pelo Sr. Governador Civil do Distrito, Dr. Elísio Pimenta e do deputado por este círculo, Sr. Tenente-coronel Aires Martins.

Dessa comissão faziam parte os senhores: Dr. Francisco da Silva Mendes, Presidente da Câmara, Joaquim Ribeiro, António Huet Bacelar, professor Joaquim José Mendes e José F. dos Reis Melo, vereadores, professor Albano Morais, da Comissão Cultural do Ministério da Educação Nacional, Dr. Joaquim da Rocha Reis e Dr. Francisco Brandão, da Misericórdia, Eduardo Gomes Peixoto, do Grémio do Comércio, professor José da Rocha Nunes, delegado escolar de Penafiel, Adriano Alves Barbosa, dos Bombeiros Voluntários, Francisco Inácio Lopes Cepeda, do Sindicato dos Caixeiros e Rui A. Nogueira Guedes, pelos penafidelenses na capital.

A comissão foi recebida pelo Ministro da Educação Nacional que agradeceu os cumprimentos, dizendo que foi feita justiça aos penafidelenses que já há muito mereciam um estabelecimento de ensino do género do que agora foi criado.
In Jornal “O Tempo” de 23 de Outubro de 1960

Lendo a Acta da reunião ordinária da Câmara Municipal do concelho de Penafiel, de 26 de Janeiro de 1961, a ida desta comissão a Lisboa, devia-se ter realizado no dia 2 de Fevereiro de 1961.
“Em virtude da deslocação a Lisboa para agradecimento a Sua Excelência o Ministro da Educação Nacional (Francisco de Paula Leite Pinto), da criação da Escola Técnica da cidade, adiar para o dia 9 de Fevereiro, a hora habitual, os trabalhos da reunião ordinária da Câmara que devia realizar-se no dia 2 de Fevereiro próximo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário