sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DISCURSO DO CARLOS COUTO

CARLOS COUTO LENDO O SEU DISCURSO
Em primeiro lugar, vou ler uma mensagem enviada pelo Dr.º Rothes e sua esposa Dr.ª Amélia onde mandam um grande abraço a todos os presentes. Também por motivo de força maior, não puderam estar presente os seguintes professores:
Dr.º Queirós e a Dr.ª Armanda
Escultor Giraldes e a Dr.ª Luísa
Dr. ª Margarida Nunes
Professor Orlando Manso Ventura
Eng.º Melo Vieira
Também quero informar que mais de cinco dezenas de alunos “justificaram” a sua falta…

Caros amigos e amigas
Sem o apoio de todos vós, não seria possível realizar esta grande manifestação de convívio com tantas presenças.
Muito obrigado a todos.
Quero agradecer especialmente aos colegas Fernando Oliveira e António França, que souberam compreender o meu pensamento, e tudo fizeram para agradar às minhas ideias. Agradeço também ao amigo Padre Marílio a sua disponibilidade… pedindo o mesmo desculpa por não estar presente na festa total por compromissos paroquiais. E por fim um grande agradecimento à minha querida esposa pelo apoio e muita paciência em me aturar durante estes meses de preparação.
Caros colegas.
Foi com muito orgulho, que me aventurei nesta comemoração do cinquentenário da nossa Escola Industrial, e não podia deixar de saudar o colega José Pacheco, pois juntos já realizamos 23 encontros anuais, sempre no primeiro sábado de Junho.
Aprendemos com a nossa experiência, mas foi também com o intuito de provar à sociedade que nos rodeia, que afinal fomos uma família de estudantes que sempre nos ajudamos uns aos outros mesmo em situações que nos eram proibidas, não tendo as liberdades que hoje qualquer estudante pode usufruir.
Pela massa humana presente verifico que valeu a pena termos passado pelas cadeiras da Escola Industrial, pois criamos raízes tão profundas de amizade e respeito entre professores, funcionários e alunos, mas ao mesmo tempo afirmo que os ensinamentos dos nossos “Grandes Mestres”, foram para todos nós uma ferramenta muito importante para a via profissional no trabalho que nos esperava na vida civil.
Aliás, somos testemunhas que quando fazíamos os nossos curriculum para procurar emprego, as empresas ao lerem que tínhamos tirado o curso industrial ou comercial na Escola de Penafiel, tinha-mos quase certa a nossa chamada. É só verificar quantos alunos foram trabalhar para a Telecom, EDP, Efacec e para muitas outras empresas ligadas aos nossos cursos.
Mas meus amigos, aprendemos a sermos homens e mulheres capazes de honrar aquilo que nos ensinaram os nossos professores, aos quais ficaremos sempre ligados, porque eles próprios seguiam a nossa vida futura, sempre nos indicando bons caminhos para termos sucesso no mundo do trabalho, e ficavam preocupados com aqueles que porventura não conseguiam ter sucesso desejado, dando sempre bons conselhos como se faz aos grandes amigos. Afirmo mais, como se fossemos seus filhos.
Por isso, em nome dos colegas alunos o nosso muito obrigado, e um bem-haja para sempre do fundo do coração.
Caro colega director, foi com esta massa humana que se construiu o princípio desta grande Escola Secundária, sendo nós os pioneiros, não só no meio estudantil, como na vida fora da mesma.
Nós, ao mesmo tempo ajudamos a crescer esta cidade e outros concelhos vizinhos. Pois com o movimento diário de centenas de estudantes animavamos com muito respeito toda esta região, pois aqui ficou para sempre um pouco de cada um de nós, e quando partiam levavam com saudade os cantos da cidade de Penafiel.
Desejamos que tenha um grande sucesso, pois pelo que já conhecemos das suas qualidades, penso que honrará os ensinamentos dos seus mestres, desejando em nome dos presentes muita sorte no cargo que hoje ocupa, pois não é todos os dias que temos um colega aluno hoje director da mesma escola.
Aproveitando esta ocasião, lanço um desafio ao colega Victor Leite para nos arranjar um cantinho nem que seja uma vitrina em vidro, para lá serem colocadas as nossas recordações que ficarão para sempre na história deste estabelecimento de ensino.
Por último quero agradecer à imprensa escrita e falada que divulgaram este nosso cinquentenário, o nosso agradecimento público, e a todos vós pela vossa presença, muito e muito obrigado… disse.
Carlos Couto
8 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário