terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ESCOLA ESTÁ DE LUTO

6 DE MAIO DE 1971
ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE PENAFIEL
ESTÁ DE LUTO

JORGE MOREIRA RODRIGUES


No passado dia 6, cerca das 16 horas, um lamentável acidente de trânsito consternou todos quantos dele tomaram conhecimento.

Na rua da Escola Industrial seguia na sua motorizada o sr. Abílio Freitas da Silva, de 30 anos, casado, agricultor, filho de António da Silva e de Deolinda de Freitas, natural da freguesia de Pinheiro (S. Vicente) e residente no lugar da Granja (Duas Igrejas) deste concelho. Ao passar naquele local, surgiu-lhe pela frente o estudante Jorge Moreira Rodrigues, de 16 anos, filho de José Rodrigues Mendanha e de Zulmira Rodrigues Moreira, residente no lugar de Pena, Paço de Sousa, e com tal infelicidade que foi apanhado pela motorizada com a matrícula PNF 58 – 93, provocando-lhe ferimentos que lhe causaram a morte.

A P.S.P. desta cidade tomou conta da ocorrência. Esta notícia em si, nas palavras frias de mais um acidente mortal. No entanto algo mais do que a notícia se nos impõe referir. É que a dor e impressões causadas por este brutal acidente foram sentidas nesta cidade e nas freguesias da naturalidade dos intervenientes lamentando-se a perda duma vida que prometia grandes cometimentos se atendermos ao exemplar aproveitamento do infeliz Jorge Rodrigues.

Finalista da Escola Industrial e Comercial desta cidade, com 15 valores, o Jorge Rodrigues era exemplo de colegas e estimado por professores que em preito sincero de homenagem acompanharam o cortejo fúnebre, bem como as cerimónias, vendo-se em quase todos os rostos das pessoas, que se serviram de mais de uma centena de veículos, o desgosto patenteado por lágrimas que o sulcavam.

Uma vida na flor da idade que se perde e na origem está um estúpido desastre.

Uma prece sentida elevamos a Deus e aos pais o bálsamo necessário para a sua dor.

In “Notícias de Penafiel” de 14 de Maio de 1971



ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE PENAFIEL

Quando os alunos finalistas deste ano davam realização ao programa da sua festa, deu-se uma lamentável ocorrência que enlutou aquele meio estudantil. O estudante Jorge Moreira Rodrigues, de 16 anos, filho do sr. jorge Rodrigues Mendanha e da sr.ª D. Zulmira Rodrigues Moreira, de Paço de Sousa, quando saía da escola acompanhado de vários colegas, foi apanhado por uma motorizada guiada por Abílio Freitas da Silva, casado, agricultor, da freguesia de S.Vicente do Pinheiro e de tal maneira foi atingido que, conduzido ao hospital desta cidade, ali chegou já sem vida.

Tínhamos anunciado o baile dos finalistas para o dia 9 de Maio corrente, cuja festa não se efectuou, devido ao trágico acontecimento.

Triste culminar de uma época para os finalistas da E.I. e C. da qual o inditoso rapaz fazia parte com brilhante aproveitamento.

In jornal “O Tempo” de 23 de Maio de 1971




Secção Cultural da Escola Técnica

LUTO

No dia 6, pelas 16 horas um aluno da Escola Industrial e Comercial, Jorge Moreira Rodrigues, de 16 anos, residente com seus pais, José Rodrigues e Zulmira Rodrigues Moreira, em Santa Eulália, Paço de Sousa, embatido por uma motorizada na estrada junto deste estabelecimento de ensino, sofreu um acidente ficando fracturado o crânio.

 Imediatamente foi conduzido ao Hospital da Misericórdia desta cidade dando entrada já sem vida.

E no outro dia, 7 de Maio, os snr. Professores em colaboração com os alunos mandaram celebrar uma missa na igreja do Sameiro pelas 12 horas. No dia seguinte, realizou-se o funeral pelas 14 horas com representação de toda a Escola.

Sendo este aluno finalista e devido a este horrível acidente o baile, que se realizaria no dia 8 de Maio, foi cancelado.

Desde já, à família deste nosso colega, apresentamos os nossos pesamos com profundo desgosto.

António Fernando de Magalhães Martins Ribeiro

In “O Penafidelense” de 18 de Maio de 1971

Sem comentários:

Enviar um comentário