segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PENAFIEL VESTIDA DE BRANCO - 1971

SECÇÃO CULTURAL DA ESCOLA TÉCNICA


Vista da cidade de Penafiel coberta de neve



Sameiro pintado de branco



OS NEVÕES
Os dias passaram e a rigorosa e implacável vaga de frio que começou a sentir-se na véspera de Natal, continuou a flagelar os corpos e originou uma série de prejuízos e estragos, sem conta, através do País.
Em virtude destas excepcionais baixas temperaturas, a neve e a geada cobriram grandes extensões do território o que dificultou as comunicações, paralisou os trabalhos agrícolas e os gados iam morrendo à míngua de pasto.
Devido aos nevões, que caíram, a Estrada Nacional entre Porto e Vila Real ficou perigosíssima, porque então o trânsito se fazia com certas dificuldades. As carreiras dos transportes públicos chegavam atrasadas, com alguns minutos e até horas.
A cidade de Penafiel também foi atingida. Quem vinha ao longe já via esta cidade coberta de neve.
Do dia 2, sábado, para o dia 3, domingo passado, caiu o maior nevão desta época. Penafiel acordou, coberta de neve muito branca, e esteve sujeita a diferentes dificuldades todo o dia 3.
Nesse domingo, não se realizou o encontro de futebol entre o clube local e o União de Coimbra, que veio a Penafiel ver como ficou a cidade, e marcar presença.
Com este tempo os carros andavam nas ruas e houve uns pequenos acidentes, embates de veículos, mas não se registaram desastres pessoais…
Quanto ao resto tudo se quedou de uma forma igual.
Fernando A. S. Ferraz


Nossa Senhora de Fátima esculpida em neve,
na Praça Municipal


CIDADE BRANCA
Penafiel vestiu de noiva nos dias 27, 29, e finalmente no dia 3.
Desde os sítios mais desertos aos mais movimentados, desde os telhados das casas às estradas principais, havia neve. Penafiel esteve branca. As ruas ficaram intransitáveis a ponto de ser forçada a Brigada de Trânsito a estacar a marcha a todos os veículos. Os passeios convidavam a lembrar o escorregão. Mais. Eles convidavam a ficar em casa. Mas ao mesmo tempo Penafiel esteve linda em dias brancos. Fez lembrar o Céu. E os da arraia miúda brincavam com a neve fazendo bonecos, bolas, guerreando uns com os outros.
Quem diria que Penafiel teria neve?
Talvez poucos ou ninguém. Mas o que é certo é que ela caiu com tanta abundância que jamais a esqueceremos.
Rui Humberto de Oliveira da Silva

In jornal "O Tempo" de 17 de Janeiro de 1971 

Sem comentários:

Enviar um comentário