sábado, 27 de agosto de 2011

HOMENAGEM AO DR. AURÉLIO TAVARES

HOMENAGEM AO DOUTOR
AURÉLIO TAVARES

COMENDADOR DR. AURÉLIO TAVARES


No passado dia treze de Junho, a Escola Normal de Educadoras de Infância desta cidade, esteve em festa. Foi ali prestada justa homenagem ao Doutor Aurélio Tavares – professor ilustre, que atingiu o limite da sua carreira docente. Poderá dizer-se que, Penafiel quis demonstrar o seu reconhecimento ao homem sabedor, dedicado a uma terra onde se radicou.

O Doutor Aurélio Tavares, após doze anos como director, da Escola Industrial e comercial de Penafiel – a qual elevou a uma impar categoria de ambiente pedagógico e humano, passou a leccionar na Escola Normal de Educadoras, até à sua aposentação oficial, ocorrida no dia 13 de Junho.

Os professores e alunas da Escola Normal, acompanhados no seu director Doutor Monteiro Costa, saudaram o mestre que se ia retirar e tinha também sido agraciado em Leiria, pelo Senhor Presidente da República, com o colar da “Ordem de Santiago de Espada”.

Pelas quinze horas, começaram a afluir à sala onde o Doutor Tavares daria a última aula, os seus amigos, assim como os corpos docente e discente da escola e ainda as autoridades convidadas  - Presidente da Câmara Doutor Ferreira Alves e Comandante da Guarda Republicana Capitão Veiga Ferraz. Todos se interessavam por ouvir o professor insigne na última lição que, como sempre, ele apresentou com peculiar elevação.

Ao iniciar a sua aula, estrondeou na sala uma veemente salva de palmas – palmas bem a propósito, mas que a modéstia característica do Doutor Tavares, tentou repudiar. Dissertando acerca da literatura clássica, aí desenvolveu interessantes considerações sobre a cultura literária grega e cultura literária renascentista. E, ao citar Camões, («Cesse do Grego do troiano, tudo quanto a antiga musa canta…) exemplificou surpreendentemente, como o Poeta Nacional, numa inspirada independência e rompendo com o tradicionalismo da época que buscava os velhos temas de Homero e Virgílio, soube enaltecer valores inerentes à Pátria Portuguesa.

A aula, que embora erudita, foi acessível a todos os circunstantes, terminou com palavras de simpatia para todos que ali tinham ido escutá-lo. Então uma aluna, em nome da escola, transmitiu a “Mensagem” daqueles que jamais esqueceriam nesse estabelecimento de ensino, o Doutor Aurélio Tavares como Professor, como Amigo, como Companheiro.

Finalmente, encerrou a sessão, o director da escola Doutor Monteiro da Costa, que vinculou a falta já sentida naquela casa, do professor correcto e eficiente: «O Doutor  Tavares, além de mestre abalizado e atraente, era ali o companheiro que sabia cumprir; nunca faltava e sempre o substituíra agradavelmente, quando na sua ausência, tal era necessário».  

A coroar a significativa homenagem, decorreu depois noutro local uma merenda de convívio, esmeradamente preparada e servida pelos professores, alunas e funcionários da escola.

In “O Penafidelense” de 22 de Julho de 1980 

Sem comentários:

Enviar um comentário