quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO DE TRABALHO - 1970

NA ESCOLA PAIO RAMIRES

Prédio onde funcionou a Escola Paio Ramires

Na avenida Sacadura Cabral onde funciona (a título precário – e bem precário) a Escola Preparatória Paio Ramires, foi levada a efeito uma exposição de trabalhos, inaugurada na passada sexta-feira (31 de Julho).
O Senhor Presidente da Câmara cortou a fita simbólica na presença dos srs. Director da Escola Industrial, Vice-Reitor do Liceu, Vigário da Vara, Comandante do R.A.L. 5, Comandante da Secção da G.N.R., Subdelegado de Saúde, corpo docente da Escola Preparatória Paio Ramires, etc.
O sr. Dr. Aurélio Tavares pronunciou as seguintes palavras:
Mais uma vez condescendeu a muita amabilidade de V. Ex.ªs em deslocar-se a esta das nossas casas de trabalho, porventura com algum incómodo e em prejuízo de outras solicitações. Quantos aqui se ocupam não podem deixar de sensibilizar-se com tão penhorante prova de interesse, na verdade justificado – porque o seu objecto – a preparação da geração imediata – a tudo se impõem e a todos respeita. Não obstante, entendemos neste ensejo tal manifestação de amizade da parte de V. Ex.as como incitamento a realizações cada vez mais amplas e eficientes.
De entre as Autoridades amigas aqui presentes, consinta-se-me que evidencie numa referência destacante o Senhor Presidente da Câmara. A honra que nos dá reveste-se de significado peculiar, atentas duas circunstâncias: a singularidade da sua magistratura na unidade territorial em que estamos integrados, e o facto de nos outorgar esta honra pela primeira vez em acto significativo da vida escolar. Está o Sr. Dr. Alves Moreira demonstrando compreensão e carinho pelos assuntos escolares de Penafiel que muito ilustram o seu cargo, e, quanto a nós, sensibilizadora receptividade no tocante a difíceis problemas de instalação.Com efeito, requeria-se neste campo e desde há muito uma generosa vontade promotora de reparações e ampliações urgentes embora de carácter provisório, e de uma rasgada e corajosa previdência tendente à obtenção de soluções definitivas.
Sabemos bem que as condições actuais não são de todo favoráveis, sabemos bem que os milagres não estão no âmbito da capacidade humana, sabemos bem que da realização de quanto desejamos por imprescindível, apenas se irão obtendo a pouco e pouco minúsculas parcelas que não seriam por certo de encorajar ninguém, se não sentíssemos por detrás delas uma cortesia e distinção criadoras de salutar entendimento humano, uma determinação, uma firmeza e uma honestidade que nos garantem um futuro de justiça e de progresso para os serviços de que somos responsáveis. Bem-haja então, Senhor Presidente, pelas pequeninas mas significativas ajudas que nos prestou já, e sobretudo pelo optimismo, pela confiança que nos soube inspirar. Realmente, como V. Ex.as podem verificar e como de resto toda a gente sabe, nas condições materiais em que as duas Escolas que dirijo funcionam, bem precisam dessa confiança.
Acham-se V. Ex.as em presença de uma limitada exposição de trabalhos plásticos do Ciclo Preparatório. Determinados pelos Programas, orientados por um Corpo Docente a quem me apraz felicitar publicamente pela competência e pela dedicação demonstradas nisto como no mais, e executados pela perícia ingénua de mãos ainda incipientes, na sua muda eloquência dirão certamente da validade e da seriedade com que se trabalhou, a bem do futuro humano da Pátria, que sem retórica verificamos estar em causa também aqui neste momento.
V. Ex.as foram portanto solicitados a vir desempenhar neste lugar a função de juízes.
Um esclarecimento devido nesta circunstância: esta exposição não pretende impressionar pelo volume, pelo número que se atingiu. Não se afirma pois como somatório dos trabalhos executados, espécie de armazém onde nada falta; mas tão-somente como mostruário, para recorrer ao vocabulário próprio das actividades mercantis. Fez-se mais, e por vezes tão bom como o que aqui se vê. Mas houve que reduzir, para não cansar os olhos e deixar assim intactas as faculdades da crítica.
A todos V. Ex.as, portanto um sentido agradecimento pela gentileza desta comparência. Falo em nome não só do meu sentir pessoal como também seguramente no do Sr. Padre Arnaldo Teixeira, dedicadíssimo participantes comigo da responsabilidade directiva desta Casa, mas na realidade, quanto ao Ciclo, o autêntico elemento coordenador e centralizador de tantas e tão boas vontades, às quais se fica a dever o bom nível atingido em matéria educativa.
Findas as quais o Sr. Dr. Alves Moreira, Presidente da Câmara, referindo-se às pequenas obras ultimamente ali levadas a efeito, obras que são remedeios num prédio sem condições para tão alta finalidade. No entanto disse:
«Como Presidente da Câmara procurarei fazer tudo – na medida do possível – para que os alunos do Ciclo tenham uma melhoria do ambiente em que vivem. Para tanto podem contar com a Câmara.
Foram depois examinados todos os trabalhos expostos que mereceram os mais rasgados elogios de todos os presentes.
In jornal "Notícias de Penafiel" de 7 de Agosto de 1970

Sem comentários:

Enviar um comentário