sábado, 27 de agosto de 2011

HOMENAGEM AO DR. AURÉLIO TAVARES

DR. AURÉLIO TAVARES COM O COLAR DA
ORDEM DE SANTIAGO DE ESPADA


Uma comissão de antigos alunos e colaboradores do ex-Director da Escola Industrial e Comercial de Penafiel – Dr. Aurélio Alberto da Costa Peixoto Pais Tavares, falecido em 12 – 10 – 1981 tenciona prestar-lhe uma homenagem a levar a efeito em 9 – 10 – 1982.

Pede-se aos alunos, professores e funcionários que queiram colaborar e tomar parte dessa homenagem, que entrem em contacto com a comissão pelos telefones 22510 – 22498 (Carlos Couto) ou 22605 (Egas Carvalho).

Oportunamente e por esta via será levado ao conhecimento público o programa da homenagem.

Penafiel, 30-7-1982


P’ela Comissão
Carlos Ribeiro do Couto

In “O Penafidelense” 14 de Setembro de 1982




HOMENAGEADA A MEMÓRIA DE

AURÉLIO TAVARES

9 de Outubro de 1982


INAUGURAÇÃO DO BUSTO DO DR. AURÉLIO TAVARES NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENAFIEL


Antigos alunos, professores e funcionários da ex- Escola Industrial (agora Escola Secundária) de Penafiel homenagearam, anteontem, na passagem do primeiro aniversário da sua morte, a memória do dr. Aurélio Tavares que, entre 1962 e 1974, foi director daquele estabelecimento de ensino.

A homenagem começou com uma missa, pelas 10 horas, na igreja paroquial de Mafamude (Vila Nova de Gaia), seguindo-se uma romagem à campa do dr. Aurélio Tavares, no cemitério anexo, onde foi colocada uma lápide e deposta uma coroa de flores.


FRENTE DA MEDALHA
VERSO DA MEDALHA


Seguidamente, já em Penafiel, foi inaugurado um busto do homenageado, no jardim de entrada da escola de que foi director, busto esse da autoria do escultor Júlio Giraldes que, na oportunidade, enalteceu a figura do Dr. Aurélio Tavares. Além da intervenção de uma ex-aluna, que recitou um poema, foram, ainda, distribuídas medalhas alusivas.

Pela acção que desenvolveu como educador, o dr. Aurélio Tavares era portador da comenda da Ordem de Santiago.

In “Jornal de Notícias” do dia 11-10-1982


Como curiosidade, esta homenagem, coincidiu 21 anos depois, da abertura das aulas na Escola Industrial de Penafiel, ou seja, 9 de Outubro de 1961. 

Sem comentários:

Enviar um comentário