terça-feira, 2 de agosto de 2011

A INSTRUÇÃO EM PENAFIEL - 1969

A INSTRUÇÃO EM PENAFIEL – 1969
Contam-se por milhares os alunos que afluíram a exame nos Liceus e nas Escolas Técnicas, quer em Portugal metropolitano, quer ultramarino. A instrução e a cultura oferecem-se, cá e lá, ao alcance de todos. Aproveita-se ao máximo a boa vontade de aprender. Enriquece-se o país com um bem primordial.
Penafiel não ficou alheia ao surto do progresso. No ano lectivo de 1968 – 69, a Escola Industrial registou a frequência de 720 alunos, que se repartiram pelos diversos cursos. No curso de Formação de Electromecânico inscreveram-se 299 rapazes, no de Formação Feminina 207 raparigas, na Secção Preparatória aos Institutos 43 rapazes e 22 raparigas, no 2.º ano do antigo Ciclo Preparatório 149 alunos.
Como o 1.º Ciclo Liceal, igualmente termina este ano o Ciclo Preparatório do Ensino Técnico. Para os substituir, foi criada já na cidade de Penafiel a Escola Preparatória do Ensino Secundário de Paio Ramires. Neste seu primeiro ano lectivo de 1968 – 69 englobou já 154 alunos, o que representa número magnífico para começar.
A Secção Liceal, que honra igualmente a nossa terra, também no seu primeiro ano lectivo de 1968 – 69, ministrou nesta cidade o ensino a 62 alunos distribuídos por todos os anos do 2º ciclo. A exame do 2.º ciclo apresentaram-se 76.Criada recentemente por despacho ministerial de 7 de Agosto de 1968 iniciou a sua história com brilho e proveito de muitos.
De assinalar ainda com regozijo a criação, na Escola Técnica de Penafiel, já no ano passado, do Curso Geral do Comércio. A cidade e mesmo o concelho vivem, em larga escala, da actividade comercial. Grande número de penafidelenses desejava com vivo interesse a habilitação comercial para os seus filhos. Pois bem. Funcionará no próximo ano lectivo de 1969 – 70, com início em Outubro, o almejado Curso Geral do Comércio, aceitando-se em tempo na Secretaria as matrículas. Mais uma esperança dos penafidelenses, que vai ser realidade prometedora. Os anseios ver-se-ão mais uma vez satisfeitos.
Como facilmente se verifica pelos números indicados e pelas realizações levadas a cabo, o movimento escolar na cidade e concelho de Penafiel, bem como em concelhos limítrofes que se aproveitam, é grande e francamente animador. Constitui imagem notável e honrosa do que se processa em todo o mundo português em onda de progresso.
Manuel Pinto Ferreira de Sousa
In jornal “O Penafidelense” de 29 de Julho de 1969

Sem comentários:

Enviar um comentário