sábado, 27 de agosto de 2011

FALECIMENTO DO DR. AURÉLIO TAVARES

FALECIMENTO DO
Dr. AURÈLIO ALBERTO DACOSTA PEIXOTO PAIS TAVARES
12 de OUTUBRO de 1981

MEMÓRIA

A notícia veio abalroar os nossos espíritos: «Faleceu o Sr. Dr. Aurélio Tavares, Mestre das Letras, servo da Cultura!». Faleceu… e com ele a força de um génio, que tantas e tantas vezes inundou a nossa terra de brilho, sem tão pouco ser um dos seus filhos de sangue, mas sendo, com toda a certeza, filho do seu coração! No seio de inúmeros dissabores, que só gente de baixa qualidade, de mesquinho sentido lhe pôde provocar, deu sempre o melhor que tinha em si, a esta terra que nunca lho conseguirá agradecer.

O homem, aquele senhor amável de uma delicadeza invulgar, aquele senhor que estava sempre pronto a receber-nos, a colaborar, a encorajar, esse pode ter desaparecido do nosso meio, mas fica-lhe a eterna mensagem, ora propagada nos jornais, ora registada em livros, ora – e só quem viu… - em centenas de trabalhos ordenados e compilados ainda por publicar. Aurélio Tavares não morreu! Continua entre nós, continua vivo mais que nunca, continua a ser mestre dos que se encaminham para os trilhos do saber, da ingrata cultura!

Não vale a pena fazer-lhe a Biografia, porque qualquer pessoa minimamente iluminada não deixou de conhecer a sua extraordinária inteligência como escritor, a sua extensa actividade literária! Basta deixar-lhe, aqui, a mensagem de amor e dedicação que ele já nos havia transmitido durante toda a sua vida; basta pensarmos que a sua memória se repercutirá enquanto os séculos se desdobrarem; basta querermos, e hoje honestamente, render-lhe a meritória homenagem, e quão pequenos somos para que ela lhe chegue e tenha alguma importância…! Vai o homem, mas fica sempre o HOMEM, esse espírito que nunca desaparece, que nos elucida e ajuda para todo o sempre, essa obra incalculável com que Deus presenteia alguns dos seus escolhidos!

Em nome da Arte, em nome do Saber, em nome dos humildes Escritores e Poetas da nossa tão pequena cidade e de todo o mundo onde a Beleza não tenha fronteiras, nós nos ajoelhamos, Mestre Aurélio Tavares, perante o génio que sempre serás nas nossas mentes!

José Valduar
In “Notícias de Penafiel” de 23 de Outubro de 1981



DR. AURÉLIO TAVARES

O Círculo Cultural Penafidelense cumpre o doloroso dever de registar o falecimento do snr. Dr. Aurélio Alberto da Costa P. Pais Tavares seu primeiro Presidente da Direcção, ocorrido no Hospital de S. João no dia 12 de Outubro de 1981.

In “O Penafidelense” de 20 de Outubro de 1981

Sem comentários:

Enviar um comentário