terça-feira, 19 de julho de 2011

1.ª EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO - 1967

1.ª EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO REGIONAL EM PENAFIEL
Assembleia Penafidelense - onde se realizou a 1.ª Exposiçao de Artesanato
A Comissão Municipal de Cultura levou a efeito, integrada no encerramento do Curso de Extensão Agrícola Familiar (que se realizou na cidade de Penafiel, promovido pela Estação Agrária do Porto), a 1.ª Exposição de Artesanato Regional, que esteve patente ao público, de 6 a 8 de Outubro de 1967, nos salões da Assembleia Penafidelense, gentilmente cedidos para esse fim.

A realização desta exposição, que se ficou, pois, devendo à iniciativa da Comissão Municipal de Cultura e ao entusiasmo do Sr. Eng.º Mendes Ferreira, da Estação Agrária do Porto. Foi superiormente planificada e montada, no seu aspecto artístico, pelos senhores Escultor Júlio Margarido Carneiro Giraldes e José Luís Costa Rodrigues Oliveira, respectivamente Subdirector e Professor da Escola Industrial de Penafiel.
Com este certame, o primeiro do género na nossa terra, ficou bem evidenciada a variedade e a riqueza do artesanato penafidelense.
Candeia
A Escola Industrial de Penafiel, esteve presente nesta 1.ª Exposição de Artesanato com os seguintes artigos:
- Bordados
- Candeias
- Ferro Forjado
- Rendas
- Talha
- Trabalhos de Madeira

Na Acta da Comissão Municipal de Cultura de 26 de Outubro de 1967, podemos ler o seguinte:
Finalmente, foi deliberado agradecer à Ex.ma Direcção da Assembleia Penafidelense, aos Ex.mos Senhores Escultor Júlio Margarido Carneiro Giraldes e José Luís Costa Rodrigues Oliveira, respectivamente Subdirector e Professor da Escola Industrial de Penafiel, bem como a todos os artesãos que expuseram na 1.ª Exposição de Artesanato do Concelho, levada a efeito em 6 de Outubro de 1967, a colaboração prestada, que muito contribuiu para que tal acontecimento tivesse o êxito notável que se verificou.

Na Acta da Comissão Municipal de Cultura de 30 de Novembro de 1967, podemos ler o seguinte:
Foi recebida uma carta do Ex.mo Senhor Escultor Júlio Margarido Carneiro Giraldes, ilustre Subdirector da Escola Industrial de Penafiel, datada de 13 do corrente, e dirigida ao Senhor Presidente da Comissão, que se transcreve:
«Tendo recebido um amável ofício dessa Comissão, com data de 9/11/67, assinado por V. Ex.ª e no qual, imerecidamente, me agradecem a colaboração prestada à 1.ª Exposição de Artesanato Concelhio, venho salientar quanto me sensibiliza tal delicadeza e mais uma vez afirmar que apenas tentei cumprir com um dever: tive a honra de ser solicitado, por essa Comissão – de que faço parte – para colaborar na exposição acima referida e, por esse motivo, desempenhei-me, na medida do possível, para que tudo se apresentasse em razoável nível, apesar de todas as dificuldades e inibições que determinados sectores nos criaram.
Grato pelo ofício recebido, felicito V. Ex.ª pelos vários e profícuos empreendimentos – que tal como este da Exposição Artesanal – tem levado a cabo; assim como o felicito ainda, pela abnegada dedicação sempre dispensada a esta Comissão que competentemente dirige».
Igualmente foi recebida do Ex.mo Senhor José Luís de Oliveira, distinto Professor da referida Escola Industrial, uma carta dirigida ao Ex.mo Presidente da Comissão com data de 29 do corrente, em que agradecia o cuidado manifestado no ofício que lhe foi endereçado por esta Comissão, ao mesmo tempo que oferecia os seus préstimos para tudo quanto fosse trabalhar na valorização desta Comissão e de Penafiel.

In “Boletim da Comissão Municipal de Cultura de Penafiel”
2.ª Série - Nºs 4’5 – 1966-67

Sem comentários:

Enviar um comentário