quarta-feira, 6 de julho de 2011

FESTA DOS REIS

NA ESCOLA INDUSTRIAL DE PENAFIEL
12 DE JANEIRO DE 1963



Teve lugar no passado sábado, na Escola Industrial desta cidade, a anunciada “Festa de Reis”.
A sala do Mestre Cravo tornou-se pequena para albergar a inúmera assistência que ali acorreu: eram convidados de honra, os pais e mais familiares dos alunos, e muitas pessoas que num misto de curiosidade e interesse ali acorreram para assistir à primeira festa levada a efeito pelos alunos daquela Escola.
O Senhor Doutor Aurélio Tavares, Director da Escola, abriu a sessão com um bem delineado discurso, sobre o valor destas iniciativas, porque assim, se faria mais directamente o contacto entre a Escola e a Família, pelo que estes encontros se tornam cada vez mais necessários pois facilitam a missão dos educadores e educandos.
Agradeceu às autoridades ali representadas dizendo a certa altura: «… Não deve alhear-se a Escola das suas relações colaborantes e corteses com a Autoridade, quer eclesiástica, quer civil, quer militar, já convidando-a e honrando-a, como agora, em momentos festivos e solenes, já fazendo-se representar em todas as cerimónias públicas, já suscitando das entidades oficiais o interesse e o auxílio de que carece …»
A festa propriamente dita, abriu com um grupo de alunas vestidas com trajes regionais e cantando o Hino de Penafiel; Cantares, declamações, comédias, os Palhaços, os 4 jograis, Humor disperso, etc. foram representados por alunas e alunos da Escola a contento de todos. O pequeno Jacinto, declamou diversos números e por último pede para a assistência se levantar para declamar o número mais importante da sua actuação e todos, de pé, e com a máxima atenção, ouvimos da sua boquita o número que se resumiu em três algarismos: 412 e retirou-se.
O mais pequeno de todos, foi o que mais brincou, com os grandes que ali estavam presentes.
E com o Hino Nacional entoado por todos os alunos, terminou esta festa, na Escola Industrial, sem dúvida e a todos os títulos interessante.
Aos seus promotores, Escultor Negrão, Mestre Cravo, Zé Luís e outros, os nossos parabéns.

In jornal "Notícias de Penafiel" de 18 de Janeiro de 1963

Sem comentários:

Enviar um comentário