segunda-feira, 4 de julho de 2011

LOCALIZAÇÃO DA NOVA ESCOLA


A LOTAÇÃO DA ESCOLA
O êxito alcançado pela Escola Industrial no que respeita a frequência de alunos passou além dos cálculos mais optimistas. No primeiro ano, ultrapassou aquilo que se previa (cerca de 150 alunos) e – a julgar por informações dignas de crédito – no próximo ano deve superar em muito aquele número.
Assim, levanta-se um problema difícil para conseguir instalar todos aqueles alunos.
Sabemos que os responsáveis têm já, entre mãos, aquela dificuldade, mas é oportuno lembrar que, desde já, se encare a sua solução.
Os serviços feitos à última hora nunca resultam eficientemente…
In jornal “Notícias de Penafiel” de 30 de Março de 1962

ONDE LOCALIZAR O NOVO EDIFÍCIO
A localização do novo edifício da Escola Industrial é dos assuntos actuais e oportunos a preocupar a opinião pública de Penafiel. O Sr. Presidente da Câmara, na conversa com os representantes dos jornais, disse como a edilidade apreciou a localização daquelas instalações, cuja construção terá de ser imediata, dadas as proporções tomadas pela frequência da Escola, possivelmente a ultrapassar as quatro centenas de alunos no próximo ano escolar.
Contou o Senhor Coronel Fontes que por um voto vingou a ideia de localizar aquele edifício, de proporções gigantescas, na zona da Atafona, voltada a Sul e Nascente, com bons panoramas para o vale do Cavalum …
O observador atento e debruçado cuidadosamente sobre este momentoso assunto, acaba por concluir que a resolução da Câmara Municipal, na sua reunião ordinária, é infeliz …
Procedendo a uma análise do local, procurando contabilizar as vantagens e os inconvenientes, ponderando com isenção absoluta, conclui-se que a ideia de localizar o edifício da Escola Industrial na zona da Atafona foi tomada de ânimo leve.
Justificámos a nossa afirmação: o terreno naquela zona é demasiado inclinado (como, aliás qualquer carta topográfica o pode demonstrar através das chamadas curvas de nível), obrigando a enormes trabalhos de adaptação; com acessos difíceis e impossíveis (notar que, presentemente é impraticável fazer ali passar a escavadora para a abertura dos caboucos), obrigando à expropriação e consequente demolição de muitos prédios ali situados.
É facilmente entendível que esta série de inconvenientes tornaria a obra muito mais cara, tirando-lhe muito daquela grandiosidade, pois situar-se-ia num local, onde seria no futuro impossível urbanizar e fazer continuar uma cidade que precisa urgentemente de crescer.
As únicas vantagens argumentadas em defesa daquela localização estão na magnífica exposição para Sul e Nascente (e, isso mesmo é inconveniente como se pode constatar pela impossibilidade de trabalhar no tempo quente em edifícios semelhantes e com a mesma exposição) e no panorama para o vale do Cavalum, bem digno do pincel dum aguarelista …
Concluímos que o saldo é francamente negativo para os argumentos que pretendam justificar a decisão da Câmara Municipal …
Na verdade, aquela resolução parece-nos errada e, daí, estarmos aqui publicamente a criticá-la, mas ao mesmo tempo a apresentar uma sugestão.
Connosco, debruçado sobre o ante plano de Urbanização da cidade esteve alguém, com uma vida inteira dedicada à construção e à urbanização, com uma visão larga e conhecedor profundo de Penafiel, examinando as faixas de terreno com superfície que possibilitassem a construção daquele edifício.
Dois terrenos ressaltam imediatamente: o lado nascente da Avenida Gaspar Baltar e uma larga e extensa faixa no lugar de Senradelas à margem da Estrada Nacional nº 15, junto à bifurcação para Entre-os-Rios.
O primeiro é de excluir, dado que a cota da água não chega para abastecimento do local, porque o depósito situa-se em plano inferior.
O segundo (na zona de senradelas) reúne todas as condições que tornariam aquela construção muito mais barata. Assim é facilmente constatado aqueles terrenos situarem-se numa zona absolutamente plana, o que transformaria no mínimo os trabalhos iniciais da construção (caboucos e alicerces); com boa exposição para Sul e Nascente, um pouco abrigado do Norte; terrenos esses de fácil e barata aquisição, pois estão presentemente em exploração agrária, pertencendo a vários proprietários; marginando a Estrada Nacional em quase duas centenas de metros; com acessos já construídos e, o que é muito importante, num local servido por muitas carreiras de camionagem e com paragens já estipuladas.
Portanto e, a concluir, a localização do novo edifício da Escola Industrial na zona de Senradelas reúne todas as vantagens e, além disso, permitiria o alargamento da cidade naquele sítio que é lógico (para as vias férreas e centros urbanos próximos) facilitando assim a urbanização e o desenvolvimento dos terrenos ali situados.
Bem sabemos que a nossa sugestão vai ser asperamente criticada e até por muitos senhores que não tiveram a ideia de ver o aspecto funcional e prático da questão, não admitindo que outros possam ter ideias, como já vem sendo hábito … e, ainda mais, que por receio não se tenham manifestado …
No momento em que escrevemos ignoramos se o Arquitecto urbanista já localizou em definitivo a construção do edifício, mas como mais do que nunca, o momento é de realidades, esperamos que o espírito dos responsáveis se abra e compreenda que a maior das realidades será fazer situar o novo edifício da Escola Industrial em local que permita um movimento dinamizante de construção numa cidade, onde deve haver critério e bom senso …
A ideia está lançada, esquematizada e estudada por técnico capaz e experimentado e desse estudo atento nasceu a campanha de fazer situar a Escola Industrial na zona de Senradelas, fora de portas, mas em local aberto a perspectivas futuras.
E isto de contribuir para o alargamento da cidade é argumento a ponderar …
In jornal “Notícias de Penafiel” de 6 de Abril de 1962


INQUÉRITO NOTÌCIAS DE PENAFIEL
Pergunta - Onde localizar o novo edifício da Escola Industrial? Favor justificar a resposta.

Dr. Hernâni Dias da Silva - Director da Escola Industrial
Não me compete a mim decidir, e julgo que tal assunto é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Obras Públicas.
No entanto, se me é lícito manifestar uma opinião, gostaria que o novo edifício ficasse nos terrenos que marginam a entrada da cidade e confinam com o parque, mesmo em frente à Garagem Egas Moniz: fica à entrada da cidade, à vista de todos, servindo e servida pelo comércio do centro, e numa zona de confluência de carreiras. Além disso, o problema estético e social: quem passa pela cidade vê bem um edifício novo e majestoso a atestar uma realização.

Justino Ribeiro de Carvalho (comerciante local e Presidente da Comissão Municipal de Assistência)
1º - Junto da Feira das Cebolas, paralelo à estrada da Milhundos. Fora da zona de movimento da cidade e muito próximo da mesma cidade.
2º - No caso de se resolver o problema do acesso dos alunos da cidade para o fundo da Avenida Tenente Valadim, votaria por este local. Tem a seu favor a proximidade do Caminho de Ferro, carreiras de camionetas e facilidades de terreno.

João Moreira de Carvalho
A meu ver dois locais se me afiguram como aconselháveis atentas as condições topográficas e a sua situação em relação às duas principais vias de comunicação, que nos oferecem a Estrada Nacional 15 e a linha do Caminho de Ferro do Douro.
Tais locais, seriam pois, um ao fundo de Senradelas, e o outro na zona do Estádio Municipal, a caminho da Estação de Novelas. Dos dois, por este último estar mais exposto a Norte, optaria sem dúvida e sinceramente pelo primeiro.
A cidade tem tendência de se expandir para aqueles lados e, proporcionar esse alargamento disciplinando-o com novos e amplos arruamentos envolventes, e, estimular as novas construções com a de um edifício de grandes proporções e objectividade, seria prestar ao desenvolvimento da cidade uma grande oportunidade.

Joaquim José Mendes (professor)
Tal como já tive oportunidade de expor, quando por dever de cargo fui obrigado a pronunciar-me sobre a localização do novo edifício da Escola Industrial de Penafiel, continuo a crer que a referida localização se deveria efectuar na zona circunjacente ao Parque do Santuário, e pelas razões seguintes:
1º - Ser aquele local relativamente afastado do centro da cidade, mas não tanto que se possa achar demasiado longe, nem tão pouco que se diga estar englobado no mesmo centro.
2º - Haver necessidade, suponho eu, de que o novo edifício da Escola Industrial se situe numa área que esteja fora do ambiente citadino, afastada quanto possível de arruamentos ou estradas de grande tráfego.
3º - Ser a zona do Parque do Santuário bem servida por várias artérias de ligação já em funcionamento, e mesmo, também, por ser necessário começar a integrar mais na vida medular da cidade aquele sector citadino um tanto paralisado, pois é uma área que francamente se oferece a uma urbanização rápida, bastando para tal um centro de interesse a impulsionar uma nova vida naqueles sítios – sendo que, sem dúvida, a Escola Industrial não deixaria de ser o ponto de aplicação duma nova força que iria imprimir um mais intenso incremento urbanístico nessa parte da nossa cidade.

Adriano Alves Barbosa
Se o terreno tiver as medidas indispensáveis a quinta da Família Mendes Leal satisfaria aquelas condições. A escola, neste local, viria dar grande embelezamento àquela entrada, chamemos-lhe mesmo a sala de visitas da cidade.
Desapareceria aquela extensa e feia muralha, deveras anacrónica, no centro da terra, pois, segundo afirmação que há tempos me foi feita pessoalmente pelo Ex.mo Sr. Sousa Pereira, a outra muralha que lhe fica em frente, e que, diga-se a verdade, também nada tem de belo, está destinada a embelezar-se, também, com a construção duma pousada ou hotel, ajardinamento do local e uma piscina.
Essa zona, depois de urbanizada, com a Escola Industrial dum lado e a Pousada do outro, traria, sem dúvida, a esta entrada da nossa cidade, a beleza de que ela necessita e que certamente todos os penafidelenses ambicionam.

António Justino do Fundo
Em minha opinião existem dois locais na cidade que oferecem condições ideais para a construção da Escola Industrial.
Tais locais seriam: Sameiro e à entrada do Sul da cidade.
Todavia, entre estes dois locais, inclino-me mais para a construção no Sameiro, pois a cidade deve alargar-se para esta zona, tais são as facilidades e condições de terrenos.
E que bem ficaria a Avenida Gaspar Baltar, com prédios novos dum lado e do outro?
Isto, claro está, desde que o problema de abastecimento de água nesta zona fosse resolvido e os proprietários dos prédios, possam contar com a solução. Pois, a não ser assim, sem dúvida nenhuma que o melhor local para a construção da Escola Industrial será à entrada da cidade.
A alusão que faço à entrada Sul da cidade, diz respeito a uma propriedade, frente à Tapada Sá Pereira, pois, quanto a esta, ouve-se dizer que o seu proprietário, a vai adaptar a um hotel moderno, ou coisa parecida.
Mas como penafidelense de nascimento apenas me interessa, que o novo edifício da Escola Industrial seja construído o mais rapidamente possível, pois, certamente que as Entidades Superiores ligadas ao caso saberão escolher o local ideal, para engrandecimento da nossa Cidade.
In jornal “Notícias de Penafiel” de 30 de Março de 1962



ESCOLA TÉCNICA E LICEU
Para estes imóveis o Senhor Engenheiro Urbanista propõe três locais:
Junto à Praça da República sobre o Cavalum, a norte do hospital entre a Fonte do Carvalho e Louredo e no local onde está agora provisoriamente instalada.
In jornal “Notícias de Penafiel” de 18 de Maio de 1962


NOVO EDIFÍCIO DA ESCOLA INDUSTRIAL
Pelo senhor engenheiro urbanista foram remetidos ao Ministério das Obras Públicas os esbocetos da localização do novo edifício da Escola Industrial
O Senhor Presidente da Câmara, ao fornecer-nos esta informação dada em primeira mão disse, que anteriormente haviam sido pedidos o envio de tais esbocetos pelo Ministério das Obras Públicas.
Daqui, concluir-se que o Governo está interessadíssimo em proceder à construção imediata do novo edifício da Escola Industrial de Penafiel.
Assim o impõe a frequência sempre crescente de alunos daquele estabelecimento de ensino, que num futuro muito próximo terá mil alunos.
In jornal “Notícias de Penafiel” de 3 de Agosto de 1962

ESCOLA INDUSTRIAL
O sr. Eng.º Abreu, acaba de entregar o projecto do novo edifício da Escola Industrial, que está a funcionar em instalações provisórias. Estamos certos que as respectivas entidades se apreçarão a mandá-lo construir, dada a elevada frequência de alunos, que já se verifica.
A sua localização devia ser escolhida noutro sítio, que oferecesse mais vantagens. É possível que o bom senso ainda venha a triunfar e se ponha de parte o local indicado.
A maioria da população é contrária àquele a quem foi dada preferência, por razões plausíveis.
É sempre tempo de emendar a mão. Por que se não há-de fazê-lo?
A última palavra, julgamos nós, pertencerá agora a quem de direito.
Uma certeza temos, a qual é de que se trabalha devotadamente pela nossa terra.
O novo edifício da Escola Industrial será, pois, dentro em breve uma consoladora realidade.
In jornal “O Tempo” de 12 de Agosto de 1962


No entanto, o novo edifício da Escola Industrial de Penafiel, só viria a ser construído em 1978, no local onde nasceu, estendendo-se a todo o comprimento da Rua Alves de Magalhães. Actualmente com o nome de Escola Secundária de Penafiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário