quarta-feira, 13 de julho de 2011

PREPARAÇÃO DE UMA FESTA DIFERENTE

UMA FESTA DIFERENTE
Capa do livro dos finalistas do ano de 1966.
Desenho do Mestre Zé Luís
Queremos referir-nos à festa dos «Finalistas» da nossa Escola Industrial! Sim, trata-se da festa dos alunos do quinto ano!
- É verdade. Já lá vão cinco anos! E quem o havia de dizer? – Sim, naquele ambiente de guerra fria (e de guerra aberta…), em que a Escola Industrial dava os primeiros passos, sabendo muito embora resistir, amparada e acarinhada por alguns poucos, aos ataques de descrédito, de desconfiança e de incapacidade que, pelas razões referidas, lhe moviam de todos os lados, poucos acreditavam num futuro risonho e radioso, como tão legitimamente se pretendia. E quando tudo seria mais fácil, se houvesse a necessária compreensão aliada à mais desinteressada abnegação por uma obra que a todos vinham beneficiar, e cujos frutos, naturalmente, só mais tarde poderiam surgir, foi preciso recorrer à persistência, à dedicação e ao sacrifício quase heróico dos responsáveis para que se justificasse, devagar, mas seguramente e de acordo com as fracas condições de vida em que ainda hoje se encontra, a sua tão desejada mas difícil criação!
Esta festa, pois, terá um sabor muito especial para todos aqueles que a esperavam ansiosamente, não só por ser a primeiro no género na Escola, e em Penafiel, mas por constituir a prova mais cabal e eloquente dos benefícios enormes da Escola Industrial desta cidade.
Portanto, nunca será demais realçá-la, dar-lhe aquela evidência que merece: por mais incompreensível que pareça, ela significa o triunfo consolador de muitos e a derrota, triste e sem remédio, de alguns. Vai ser, pois, uma festa diferente…
Muito diferente daquelas que se têm feito!
Para terminar, íamos a dizer que a Escola Industrial de Penafiel está de parabéns, mas seremos mais verdadeiros, se afirmarmos: estamos todos de parabéns, vamos viver todos, aquela festa diferente …
In jornal “Notícias de Penafiel de 3 de Dezembro de 1965

Sem comentários:

Enviar um comentário