terça-feira, 19 de julho de 2011

A INSTRUÇÃO EM PENAFIEL - 1967

A INSTRUÇÃO EM PENAFIEL - 1967
A este assunto digno de interesse referi-me a 2 de Agosto de 1966. Hoje vou novamente mencionar alguns dados estatísticos referentes a Penafiel.
No ensino primário, a ampliação do período de escolaridade até à 6.ª foi determinada por Decreto-Lei em Julho de 1964, procurando aviventar o progresso educacional, em Portugal, ao nível dos tempos exigentes da actualidade. No concelho de Penafiel, sentiram-se já efeitos benéficos, que com agrado não podemos deixar de registar. Efectivamente, foi a primeira vez que, no decorrente ano lectivo de 1966 – 67, funcionou a 5.ª classe nesta cidade com um lugar misto e outro masculino contando assídua frequência dos alunos matriculados.
No sector do ensino secundário, a Escola Industrial de Penafiel deu mais um passo. Pela segunda vez, realizou-se a Festa dos Finalistas com espectáculo promovido no Cine -Teatro S. Martinho a 23 de Maio passado, Verbena dançante em recinto coberto do Mercado Municipal a 10 de Junho e imprimiu-se Livro dos Finalistas. De notar que, pela primeira vez, o Curso de Formação Feminina apresentou, no seu 6.º Ano, finalistas.
Foram, pois, 80 os que terminaram, repartidos assim: 47 do Curso de Formação Electromecânico e 33 de Formação Feminina. Começou este Estabelecimento de ensino em 1961 com 142 alunos e neste ano lectivo de 1966 -67, com um aumento de 102 em relação ao anterior, comportou já a frequência total de 784, pertencendo 496 ao sexo masculino e 288 ao feminino. Às Provas escritas do Ciclo Preparatório apresentaram-se 177, sendo 107 rapazes e 70 meninas. Para Exame de Admissão que, nesta altura, está a decorrer, inscreveram-se cerca de 297. Este número superior ao do ano passado seguramente aumento de frequência para o próximo ano lectivo.
Para satisfazer a todas as tarefas escolares trabalharam na Escola Industrial 50 Professores, Mestres, Contramestres, Auxiliares Provisórios, 4 Funcionários de Secretaria e 8 de Pessoal Menor.
Desta maneira, a cidade de Penafiel tornou-se verdadeiramente um centro irradiador de instrução que beneficiou não só o concelho, como ainda a região limítrofe e mais latamente o país.
Dr. Manuel Pinto Ferreira de Sousa

In jornal “O Penafidelense” de 18 de Julho de 1967

Sem comentários:

Enviar um comentário